terça-feira, 15 de junho de 2010

SIMPLES ASSIM

Por Alex Cereda

Pela segunda vez no ano, disputamos uma partida de futebol de campo. E, seguindo a mesma linha de raciocínio adotada quando perdemos em fevereiro para a mesma AFML, não se pode esperar muita coisa em jogos assim, mesmo quando se ganha, como aconteceu desta vez.
Primeiramente, o time entrou em campo muito desfalcado. Devido ao feriado, muitos jogadores viajaram, alguns trabalharam e outros estiveram contundidos. Ainda assim, conseguimos montar um time "na medida", ou seja, sem improvisações.
Com um time organizado em todos os setores do campo, e jogando contra uma equipe sem qualquer reserva, impusemos um bom ritmo durante o começo da partida, sendo que o primeiro gol não demorou a sair.
A simplicidade com que o time jogava era admirável, principalmente se lembrarmos que na última derrota da equipe nada funcionou, principalmente porque não jogamos de forma simples. E na primeira vez que não jogamos com simplicidade no sábado o adversário empatou, após uma saída errada de bola do nosso meio campo, que acabou gerando um ataque rápido do adversário e, em consequência, o gol adversário.
Mesmo após os empates em 1 a 1, 2 a 2, 3 a 3 e 5 a 5, a equipe colocou a bola no chão e tocou a bola. Sempre que não tocou a bola e buscou as jogadas individuais, levou os gols. Ou seja, a diferença foi visível, e mostra como deve ser nosso jogo. Simples. Simples assim.
Do lado positivo, a vontade da equipe, a superação, a tranquilidade, o bom toque de bola, a preferência em tocar a bola a realizar uma jogada individual. Enfim, jogamos coletivamente, pelo menos o futebol coletivo prevaleceu para nossa equipe em relação ao individualismo. Outro ponto positivo que deve ser ressaltado foi o posicionamento da equipe de forma geral. Claro que aconteceram falhas e é preciso corrigi-las.
E aí entra o ponto negativo que deve ser lembrado, até para que não ocorra novamente. Placar favorável para nós, dois gols de vantagem, jogo controlado. Aí, de repente, todo o time vai para o ataque, com exceção da defesa. Erro que acontece com frequência e que deve ser corrigido. Vantagem nossa e os dois laterais, os dois volantes e todo o ataque na frente, o que gerou um contra-ataque adversário e o gol, recolocando o adversário na partida.
Esse erro de posicionamento deve ser corrigido, para que a defesa não fique exposta. E, na frente, devemos jogar simples, como no jogo de sábado. Parece que o caminho está traçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode cornetar