terça-feira, 25 de janeiro de 2011

PODERIA TER SIDO MAIS FÁCIL

Por Alex Cereda
O texto postado no sábado antes do jogo já mostrava que a diretoria esperava a primeira vitória no campo do adversário. Confesso, entretanto, que esperava maior dificuldade, até por conhecer a equipe da Hakme, mas o fato de ser o primeiro jogo do ano para eles acabou por beneficiar nossa equipe, mais entrosada e com um preparo físico nitidamente melhor do que o do time da zona norte.
A equipe que começou a partida de sábado já começa a mostrar um certo entrosamento, tanto na parte defensiva quanto na parte ofensiva. Negão e Ceará fizeram bem a proteção e ainda saíram para o ataque quando tiveram oportunidade. Os laterais Henrique e Alex, mais defensivos, também ajudaram a defesa a  ser vazada uma única vez na primeira etapa, no único lance em que a bola chegou ao nosso gol.
Estando a zaga bem postada, Vinícius, Leandro e Robinho tinham total liberdade para atacar. E foram muitas trocas de bola rápidas, que culminaram em gols e diversas oportunidades perdidas, a maioria por displicência no último passe ou na finalização. O primeiro tempo acabou 3 a 1, mas poderia ter acabado em seis ou sete gols para nós.
Na segunda etapa, a coisa mudou um pouco de figura. Primeiro porque apenas Negão e Renato, dos que voltaram para o segundo tempo, tinham características de marcação. Todos os outros, inclusive os laterais, tinham como característica o ataque. Assim, naturalmente o time ficou mais aberto, mas não poderia ter vacilado e permitido o empate do adversário.
Até porque a principal falha da equipe no segundo tempo foi não ter valorizado a posse de bola. Era obrigação do nosso time ter feito a bola correr em passes curtos, em vez de forçar as jogadas pelo meio com bolas longas. O adversário não só empatou como teve pelo menos mais duas chances para virar. E o jogo estava fácil.Apenas com a volta de Leandro é que o time voltou a dominar a partida, chegando ao resultado final de 5 a 3, não sem antes levar alguns sustos quando o placar era favorável em um gol para nossa equipe.
Nossa equipe tem que utilizar ester jogos para entrosar o time, para buscar um padrão de jogo a ser utilizado durante a temporada. Nesse aspecto, perdemos uma boa chance de fazer isso durante a partida, principalmente no segundo tempo, sobretudo porque o time não se preocupou em jogar coletivamente, valorizando a bola, em que pese a falta de ritmo da maioria dos jogadores.
O jogo poderia ser mais fácil do que efetivamente foi, mas mostrou também a superioridade do nosso elenco, tanto técnica quanto fisicamente. Estamos evoluindo, ainda que lentamente, como equipe, e é com isso que devemos nos preocupar neste começo de ano, em formar nossa equipe e buscar o entrosamento dentro e fora do campo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode cornetar