segunda-feira, 21 de março de 2011

ENFIM, VENCEMOS. MAS TEMOS MUITA COISA PARA MELHORAR


Por Alex Cereda

Tudo bem que o time do Depósito Maringá já pode ser considerado freguês. Afinal, nem me lembro mais quando foi nossa última derrota para eles. Mas ficou evidente que nossa equipe jogou mais do que o adversário praticamente durante todo o jogo.
Comparando com a última partida, é necessário que se fale que nosso time jogou menos. No sábado anterior, ainda que as falhas tenham sido em maior número do que na última partida, parece óbvio que nosso time jogou mais naquela partida do que nesta. também ficou visível que lá na Toca do Jacaré, embora o campo fosse maior, a grama estivesse alta e o gramado estivesse pesado, ainda assim nós corremos mais do que no jogo da Baixada.
Só que o adversário da Toca do Jacaré era muito superior ao da Baixada, e a vitória acabou não vindo, embora até pudesse ter ocorrido, se tivéssemos caprichado mais nos contra-ataques. Vitória que veio no sábado, até com um placar menos dilatado do que deveria ser.
Isto porque nosso time cansou de perder gols. Ainda que Rumiato tenha trabalhado bastante, nosso ataque trabalhou muito mais. E perdeu gols inacreditáveis, embora tenha feito belos seis gols, alguns mostrando inclusive um bom toque de bola antes da conclusão. Até contra-ataques em rapidez terminando em gol teve no último sábado.
No aspecto tático, o jogo serviu para testarmos algumas formas de jogo, já visando o início do campeonato que está por começar. Renato, Ceará e Negão jogaram juntos nas suas posições de origem apenas no final da partida, justamente a única parte do jogo em que fomos dominados pelo adversário. Mas é uma formação promissora, ainda mais se levarmos em consideração que mais dois jogadores de marcação, que atuam como volante, não estiveram presente, Wellington e Ademir. Esta formação libera Ceará para atuar na armação das jogadas junto com Leandro, deixando este mais "solto", sem tanta obrigação de marcar a saída de bola adversária.
Como ponto fraco, destaco nossa saída de bola. No primeiro tempo não existiu, no segundo tempo melhorou. Falta o meio campo buscar mais o jogo, fato que deve ser melhorado para o campeonato, até mesmo porque sem saída de bola fica difícil chegar ao gol adversário.
 Nosso passe também tem se mostrado fraco. Na última partida, assim como no jogo do Gretel, nosso passe esteve muito, mas muito abaixo do aceitável para um time que quer chegar à classificação da APCEF. É algo que todos tem que parar para pensar e procurar melhorar, assim como todos tem que buscar jogar verdadeiramente como time. Nosso segundo tempo de sábado teve um pouco disso, cada um procurando ajudar mais o outro.
Para encerrar, é bom ver o time vencendo novamente. Uma vitória importante que, somado ao bom empate na Toca do Jacaré, dá moral ao time e alivia um pouco a cobrança que cada um faz para si mesmo pela vitória. O time, ainda que lentamente, vem ganhando mais entrosamento, tanto dentro quanto fora de campo. Isso tem ficado visível, principalmente para os que vão para a resenha depois dos jogos. Este espírito precisa acompanhar o time, sempre, seja nos amistosos, seja no campeonato.

Um comentário:

  1. Dos gols inacreditáveis que nosso time perdeu, como sitado no post, dessa vez eu não desperdicei nenhuma chance... me coloco fora dessa; já que qdo erro todos caem matando encima de mim.

    ric

    ResponderExcluir

Pode cornetar