segunda-feira, 2 de maio de 2011

SUBINDO, MAS COM OS PÉS NO CHÃO



Por Alex Cereda

Mais uma vitória no campeonato da APCEF. Mais três pontos fundamentais para a luta pela classificação às quartas-de-final. O resultado de 8 a 3 foi muito comemorado pela equipe, embora ponderações continuassem a ser feitas ao final do jogo no sentido de detectar onde o time acertou e errou durante a partida do último sábado.
Durante a semana, todos os comentários feitos no blog ou em conversas entre os nossos jogadores eram no sentido de buscar uma vitória num jogo muito difícil e brigado. Mas, felizmente, o jogo foi menos complicado do  que parecia antes do jogo.
A vida do Dieselcar F.C., retratada no placar elástico de 8 a 3, foi facilitada por três aspectos. O primeiro foi a ausência do goleiro adversário. Isto foi um dos fatores determinantes para nossa vitória, mas não o único. Jogar sem goleiro é complicado. No campeonato passado o Dieselcar F.C. sentiu isso na pele na partida contra o Oliveira F.C., e perdeu dois pontos por não ter um goleiro de ofício debaixo das traves. Mas naquela oportunidade, mesmo sem goleiro, nosso time buscou, com muita luta, um bom empate, que quase levou nosso time adiante.
O segundo aspecto que facilitou nossa vitória por um placar elástico foi que o time deles jogou quase o primeiro tempo inteiro sem banco de reservas. Não poder mexer na equipe num campeonato tão equilibrado pode ser fatal, e neste caso foi fatal para a equipe do Predadores que, além de não poder mexer, ainda sentia a ausência de seu goleiro. No sentido oposto, nossa equipe aproveitou bem o banco de reservas para pressionar a equipe adversária no primeiro tempo e praticamente liquidar o jogo. 
O terceiro aspecto, e para mim o principal deles, foi nossa postura dentro de campo até o quinto gol, já no final do primeiro tempo. Há algum tempo, nossa chance de complicar uma partida como a de sábado seria grande, eu diria. Mas no sábado nosso time mostrou um amadurecimento interessante. Desde o início nosso time jogou para fazer o resultado com rapidez, mas sem jogar com afobação. Pressionou o adversário o tempo todo, e fez o resultado com tranquilidade.
Depois do quinto gol, naturalmente nossa equipe relaxou, como se não precisasse fazer mais nada na partida, e acabamos perdendo uma boa chance de fazer um placar ainda mais elástico. Mas como foi muito ressaltado no churrasco depois do jogo, nosso time precisava dar uma relaxada depois de jogos duríssimos e com alto grau de concentração e pegada.
Com sete pontos e na quinta colocação, o Dieselcar F.C. sobe na classificação, mas com os pés no chão e a consciência de que há muito para se fazer durante a competição. No próximo sábado o jogo será duríssimo e enfrentaremos a melhor defesa da competição, com apenas sete gols sofridos em quatro jogos. Mas a confiança que temos em nós mesmos poderá fazer a diferença a nosso favor não apenas no próximo sábado, mas até o final da competição.
A conversa durante o churrasco depois do jogo foi muito proveitosa no sentido de entrosar o elenco, ainda que apenas parte dele tenha ficado depois do jogo. Mais uma mostra de como o elenco vem se entrosando fora de campo da mesma forma como está se entrosando dentro de campo. O objetivo de crescer na competição está sendo alcançado rodada a rodada sem perder o foco, sempre com os pés no chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode cornetar