quinta-feira, 21 de julho de 2011

FUTVOLEI E A ANSIEDADE

Por Alex Cereda

Após quase quatro meses disputando o campeonato da APCEF, no último sábado fomos ao campo da Madilon disputar o primeiro amistoso preparatório para o próximo campeonato, também na APCEF, que começará muito provavelmente na última semana de agosto.
E como o time perdeu três jogadores na última competição e possivelmente perderá um quarto, a diretoria agiu rápido no sentido de buscar jogadores para repor as perdas sofridas. E ganhou em juventude e qualidade com as "contratações" realizadas.
Afinal, os três jogadores que já não fazem mais parte do elenco tinham mais de trinta e cinco anos. Odair, o presidente e atual técnico do time, caminha para os sessenta e um anos de vida. Ademir tem trinta e sete, Carlos Alexandre trinta e cinco. Ou seja, Adílson, Duda, Paulo e Renato Negão devem trazer ao time mais mobilidade e qualidade, muito do que faltou para o Dieselcar F.C. ir mais longe no campeonato do primeiro semestre.
Mas voltando ao jogo de sábado, com a base mantida o Dieselcar F.C. não sofreu tanto com a falta de entrosamento. Ainda que Negão (contundido), Ceará (jogando uma "pelada" com os amigos), Vinícius (viajando), Robinho e Wellington (não se sabe o motivo) não tenham jogado, o time que iniciou o jogo era praticamente a base do que atuou no último campeonato, apenas com Paulo fazendo a função do Negão na cabeça de área.
E nosso primeiro tempo foi razoável, dentro das circunstâncias que a partida apresentou. Levamos dois gols bem estranhos e começamos a jogar a partir do momento em que Paulo foi adiantado para a parte ofensiva do meio de campo, após a entrada do Renato Negão na cabeça de área. A partir daí nosso time passou a tomar conta do jogo e a perder os gols que fariam falta no final.
No segundo tempo, nosso domínio foi ainda maior, embora tenhamos sofrido um pouco com os contra ataques adversários, sempre perigosos. A entrada de Adilson, Duda e Markin deram ao time muita, mas muita mobilidade e rapidez ofensiva, além de um toque de bola melhor. De fora, aliás, foi bonito ver nosso time, enfim, tocando a bola conscientemente.
Só que um dos nossos problemas crônicos ainda persistiu: a incapacidade de transformar nossa superioridade e as inúmeras oportunidades criadas em gols.
Nosso time abusou em perder gols. Somando o primeiro e o segundo tempo, foram pelo menos sete boas oportunidades de gols perdidas. Novamente não soubemos transformar vantagens de três jogadores contra um, ou dois jogadores contra um adversário, em gols.
É claro que com o decorrer dos jogos, o entrosamento vai aumentar e a tendência é que os gols comecem a sair com naturalidade. A ansiedade de marcar é grande para todos os que jogam, principalmente para os atacantes, em que confiamos a responsabilidade de traduzir em bola na rede as boas jogadas armadas pelo time.
Por fim, não poderíamos deixar de mencionar a falha absurda do árbitro do jogo, que pensou estar apitando uma partida de vôlei e não deu um pênalti escandaloso no final do jogo a nosso favor. É claro que não podemos colocar apenas na conta do árbitro mais uma derrota para o time da Madilon, mas uma parcela da responsabilidade deve ser creditada,sim, a ele. Mas, acima de tudo, devemos ter em conta que nossa responsabilidade pela derrota foi muito maior, principalmente por não ter traduzido nossa grande superioridade na partida em gols. Mas isso vai mudar com o decorrer dos jogos, tenho certeza. Comentar aqui que a derrota por três gols a dois foi injusta já mostra que as coisas estão mudando.

2 comentários:

  1. Falando em idade, to com os meus 36 e ainda metendo gols, é só ver a ficha técnica de sábado.. e além do mais que as bolas que estão chegando lá na frente são bons lançamentos do nosso goleiro Rumiato. Com a juventude em campo, espero que a bola chegue redondinha para o velho só ter o trabalho de fazer o gol, pq bago pra frente e se vira aí Ric, ta foda, fora a distância meio-ataque, mais um problema que espero que esse juventude, qualidade e bom futebol que a mulecada apresentou resolva.

    Bem vindo parceiros e boa sorte a todos nós nessa nova fase.

    ric 36... fisicamente bem demais, o futebol é que não é mais o mesmo!! sempre cornetando.

    ResponderExcluir
  2. Boas vindas para os "novos companheiros" e endossando o comportamento dos "mais velhos", que ainda tem muita lenha para queimar. E por falar em "mais velhos", melhoras também para o Anderson Negão.
    Abraço
    Fernando Rumiato

    ResponderExcluir

Pode cornetar