quarta-feira, 9 de novembro de 2011

MUITO ESTRANHO

Por Alex Cereda

Dois sábados antes das finais do campeonato da APCEF, o time do Dieselcar F.C. vencia o Independente F.C. por WO e entrava definitivamente na briga pela última vaga da chave ouro, já praticamente garantido na chave prata. Neste mesmo dia, para manter o time jogando, a diretoria marcava um amistoso em Cambé e esperava a continuidade dos bons resultados que o time vinha, enfim, obtendo.
Estranhamente, apenas oito jogadores foram à Cambé e o time jogou de maneira irreconhecível um jogo que parecia fácil, levando uma goleada fora dos nossos padrões. No sábado seguinte, a equipe mesmo já sem chances de jogar a chave ouro perdeu um jogo bastante disputado para o atual campeão da APCEF, ficando com a sétima posição na classificação, classificado para a chave prata.
Depois disso, o que se viu foi um desânimo incompreensível. O primeiro objetivo do time na competição era a classificação para a chave prata, acima disso seria lucro. E o time cumpriu com o seu objetivo. Era a hora de unir o time e buscar o título, não? Não. Era a hora de "rachar" o elenco e lavar a roupa suja nestes jogos, o que também é incompreensível. 
Enquanto todos os outros times encararam os dois últimos jogos com disposição, buscando as vitórias, nosso time se apresentou com extremo desinteresse, como se estivesse cumprindo uma obrigação. Tudo isso é muito estranho, porque nosso time sempre se destacou pela vontade de jogar futebol. Não me recordo de o Dieselcar F.C. ter ido a um jogo por obrigação. Sempre fomos para jogar futebol, este é o intuito de mantermos o time: jogar futebol.
Se for para encarar o jogo como uma obrigação, é melhor ficar em casa curtindo o sábado, aproveitando para fazer outras coisas, se divertindo com a família, esposa, namorada, pais, sozinho, com os amigos, sair para tomar uma cerveja. Comprometeu-se a sair de casa para jogar futebol, aproveite e jogue futebol. O que vale para nós, do Dieselcar F.C., é se divertir em campo, aproveitar o tempo para estar entre amigos, tomar uma cerveja ou um refrigerante depois do jogo, enfim, se divertir.
É isso o que queremos para nós. É claro que ninguém quer perder, mas o mais importante é o antes e o depois do jogo. Estarmos bem entre nós e ir ao jogo por prazer, não por obrigação. Jogar sem alegria, sem se divertir causa derrotas absurdas, como a goleada em Cambé, a falta de reação contra o Sede Zero e a goleada merecida contra o Saidera F.C., em um dos nossos dois jogos mais ridículos da história. E nós, do Dieselcar F.C., não queremos ninguém jogando por obrigação em nosso time.

4 comentários:

  1. Não posso dizer que concordo, porque joguei com a mesma vontade de sempre, ou até mais. Quem foi ao jogo sabe disso. Agora, não é fácil entrar em campo para ficar como bobo atrás da bola. Nosso time é o único que perde força na fase final (fazendo jus ao cavalo paraguaio). Também não acho que o time rachou, mas que precisa de gente com qualidade e compromisso. Disso eu posso falar porque não faltei em nenhum jogo no campeonto todo. Desta forma, não acho ceto ficar literalmente na mão na hora em que se quer chegar a algum lugar.
    Continuo sempre achando que além do antes e do depois, é importante ganhar ou pelo menos lutar com valentia.
    Neste sábado, como não faltei durante o campeonato todo, abrindo mão incusive de compromissos agendados com a família, não vou para o jogo.
    De qualquer forma, boa sorte e bom jogo a todos. Quem sabe um final de semana de folga me dê novo ânimo, que friso, só acabou depois dos últimos dois jogos ridículos que fizemos.
    Fernando Rumiato

    ResponderExcluir
  2. Tomar cerveja e coca-cola é bom pra caramba. Mas a razão principal de um time deve ser executar da melhor maneira possível o futebol. O prazer dentro de campo faz alguém trocar compromissos familiares e sociais por uma pelada bem jogada, independente de perder ou ganhar.

    ResponderExcluir
  3. fregueisada do saidera!!!! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Pode cornetar