sábado, 19 de maio de 2012

SEIS TIMES, QUATRO VAGAS

Por Alex Cereda


Quatro times já estão classificados. Os outros seis, buscam as quatro vagas restantes na competição. Briga duríssima, com direito a vários confrontos diretos e a promessa de jogos equilibrados para se definir quais serão os quatro times que se juntarão a Amigos do Samba, Mozzamaq, Independente F.C. e Saidera F.C. na briga pelo título do campeonato deste primeiro semestre na APCEF.
Na parte de cima da tabela, a briga é pelas duas primeiras colocações, que darão vantagem aos times que as conquistá-las nas quartas e nas semifinais. Somente os quatro times já classificados podem chegar em primeiro ou segundo lugar e, destes, apenas o Independente F.C. não depende mais de si para chegar entre os dois primeiros. Até Oliveira F.C. e Mercado Alves poderiam terminar na segunda colocação, mas dependeriam de uma improvável e extensa combinação de resultados, e estão mais preocupados em assegurar a classificação para a próxima fase.
Se Independente F.C e Saidera F.C. podem chegar nas primeiras posições, também podem perder a terceira e quarta colocações, que dão vantagem nas quartas-de-final para os times que buscam a classificação, com exceção do Sede Zero, que não pode mais alcançar a quarta colocação. Até o Dieselcar F.C. pode chegar em terceiro lugar na tabela de classificação, mas é outro time que dependeria de uma improvável e extensa combinação de resultados para ficar entre os quatro primeiros que terão vantagem na próxima fase.
As quatro vagas que restam para as quartas-de-final formam outra boa disputa na APCEF. Pela primeira vez desde que o Dieselcar F.C. disputa o campeonato da APCEF todos os times chegam na penúltima rodada da fase de classificação com chances de ser campeão da competição, o que mostra o grande equilíbrio da competição, que não tem um favorito destacado ao título.
A briga pelas quatro vagas tem o quinto colocado separado do décimo colocado por apenas quatro pontos e confrontos diretos entre os postulantes à classificação. Mercado Alves, com nove pontos, joga contra dois adversários diretos pela briga, Dieselcar F.C. hoje e Oliveira F.C. no próximo sábado. Para se garantir matematicamente,depende de uma vitória, mas pode sair praticamente classificado ainda hoje, mesmo que perca, em caso de derrota do Ouro Verde e Sede Zero.
A situação do Oliveira, que também tem nove pontos, é parecida com a do Mercado Alves. Três pontos são suficientes para a classificação matemática, mas a situação pode se complicar em caso de empate ou derrota, pois seu saldo de gols é negativo e a equipe venceu apenas um dos confrontos diretos entre os times que brigam pela classificação até agora. É o Robin Hood da competição.
Já o Mil Motores vem crescendo na competição. Com oito pontos, uma vitória hoje classifica o time se Sede Zero, Oliveira F.C. ou Dieselcar F.C. não vencerem seus jogos. Caso perca hoje, sua situação fica complicada e o time pode inclusive terminar a rodada fora da zona de classificação. Com quatro pontos garante a classificação matematicamente.
O Dieselcar F.C. também depende apenas de si para garantir a vaga. Com sete pontos, quatro pontos garantem a equipe na próxima fase independente de qualquer outro resultado. Com três pontos também avança caso Ouro Verde perca um dos dois jogos ou empate os dois e Sede Zero não vença seus dois próximos. A classificação pode vir até hoje, caso Ouro Verde perca e Sede Zero não vença. Em caso de derrota, também pode terminar a rodada fora da zona de classificação e dependendo de outros resultados para se classificar. Um empate ainda mantém o time na luta, e pode ser até um bom resultado, dependendo dos demais.
O Ouro Verde é outro que depende apenas de si mesmo para se classificar. Com seis pontos, duas vitórias leva o time para a próxima fase e consolida uma grande recuperação. Pode classificar-se até mesmo com três pontos, dependendo de uma combinação de resultados. Mas uma derrota hoje pode eliminar o time da competição, em caso de vitória do Dieselcar F.C., e empate do Oliveira F.C.
A situação mais complicada é a do Sede Zero. Com cinco pontos, é o único que não depende mais de suas próprias forças e terá que torcer contra seus adversários para avançar. No entanto, o campeonato é tão equilibrado, que até com três pontos o time pode se classificar.
Doze pontos garante qualquer equipe na próxima fase da competição. Onze pontos não garante matematicamente uma equipe, mas é muito improvável que uma equipe com onze pontos não esteja entre os oito no final da competição. Com dez as chances já começam a diminuir, mas na minha opinião o oitavo colocado fará dez pontos ao final da fase de classificação. Abaixo disso, o time para se classificar tem que secar muito os outros concorrentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode cornetar