sábado, 22 de dezembro de 2012

COM A BOLA NO CHÃO, MAIS UMA VITÓRIA

Por Alex Cereda

Poderia ter sido o último amistoso do ano. E como todo final de ano, o elenco do Dieselcar F.C. estava reduzido, embora, ao contrário dos anos anteriores, à exceção do goleiro, todos os jogadores pertenciam ao elenco. O adversário era o muito conhecido, e até então jamais batido pelo Dieselcar F.C., time da Lojas São Pedro.
O adversário joga sempre da mesma forma, muito toque de bola para fazer o adversário correr o jogo todo, valorizando o entrosamento da equipe. E, normalmente, vendo o time adversário em campo, o Dieselcar F.C. sempre tentou jogar na velocidade com bolas longas, e jamais fomos felizes jogando assim contra o adversário.
Desta vez, no entanto, as coisas foram diferentes. Pela primeira vez em muito tempo, nosso time jogou praticamente o jogo todo com a bola no chão e passes curtos, sem lançamentos, sem ligação direta entre defesa e ataque, sem lançamentos do goleiro direto para o ataque, até mesmo porque o goleiro não sabia lançar a bola. O que se viu, portanto, foi uma equipe que tocou muito a bola o jogo todo, tanto é que, dos sete gols do time, pelo menos dois deles teve a participação de pelo menos seis jogadores antes de a bola entrar.
O jogo começou bem equilibrado. As equipes, com o elenco reduzido a nove jogadores, procuravam tocar a bola e correr o mínimo possível. O Dieselcar F.C. às vezes tentava um passe mais longo, buscando aprofundar o jogo com rapidez, mas em quase todas as tentativas foi mal sucedido. O jogo era bem estudado, e nem mesmo o primeiro gol do adversário fez com que o panorama da partida mudasse. 
O que mudou a partir do primeiro gol foi a postura do nosso time em campo. Passamos a tocar a bola com tranquilidade e sem pressa, como se estivéssemos ganhando o jogo. A bola corria de pé em pé no regular gramado, e era o adversário quem corria atrás do nosso time. Logo os espaços começaram a aparecer, e as oportunidades de gol também. E a virada não demoraria a chegar, com gols de Ceará e Ric.
No final do primeiro tempo, bem melhor e à vontade em campo, o Dieselcar F.C. ampliou o marcador para 3 a 1, em belo gol de Adriel, que fazia sua estreia com a camisa do Dieselcar F.C., mas nem deu tempo para comemorar, pois na saída de bola o adversário diminuiu. E assim terminou o primeiro tempo, com vitória parcial de 3 a 2 para nosso time.
O segundo tempo começou com total domínio do Dieselcar F.C. sobre o adversário. O toque de bola incessante dos nossos jogadores fazia com que o adversário corresse muito atrás da bola, que permanecia em nossos pés. Raros eram os contra-ataques proporcionados por nosso time, e o adversário já não tinha mais gás para atacar com perigo nossa meta. Assim, o Dieselcar F.C. rapidamente fez 5 a 2 no marcador, em belos gols de Ceará e Fernando.
Mesmo com três gols de vantagem, o Dieselcar F.C. manteve o ritmo de jogo e o bom toque de bola. A bola ia ao ataque de pé em pé, e as oportunidades apareciam em boa quantidade, e o placar somente não estava mais elástico em razão da boa atuação do goleiro adversário, que acabou descontando para 5 a 3 em razão de uma falha coletiva, a única do segundo tempo.
Mas o gol adversário não foi suficiente para colocar fogo na partida. Extremamente consciente, nosso time continuou mandando na partida e tocando a bola com tranquilidade, o que resultou em mais dois gols, sendo o último passando a bola de pé em pé até a conclusão do centroavante Ric.
Vitória incontestável do nosso time contra um adversário entrosado e experiente, ainda que com o elenco desfalcado, embora nosso elenco também estivesse reduzido. Pela primeira vez em muito tempo nosso time jogou coletivamente, sem pressa, tranquilo em campo e aplicado quando não estava com a posse da bola. O resultado mostrou bem o que foi o jogo e a superioridade demonstrada pelo nosso time. O placar poderia até ter sido mais elástico pelo que mostramos em campo. Com o elenco completo, certamente, jogando dessa maneira, seremos um time muito mais competitivo no próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode cornetar