quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PERDEMOS PARA ELES. E PARA NÓS TAMBÉM.

Por Alex Cereda

E o Dieselcar F.C. foi novamente à Cambé para jogar. E desta vez o adversário era um time muito bem armado, muito bem entrosado, e que tinha a força do pessoal de fora do campo e, caso necessário, do árbitro da partida.
E antes de começar o jogo nosso time sabia de tudo isso aí que eu escrevi no parágrafo anterior, principalmente a parte final, no que dizia respeito ao árbitro. Muitos dos nossos jogadores já tinham jogado no campo da Incolustre contra eles e todos, sem exceção, disseram que o juizão jogava junto.
Logo, o que nosso time deveria ter feito era jogar mais bola do que eles para tentar equilibrar as ações dentro do campo, mas definitivamente falhamos nessa missão de jogar futebol e não se preocupar com a arbitragem. Porque parece lógico que, sabendo que o árbitro penderá para o outro lado, não é necessário se preocupar com a arbitragem, o que resta é simplesmente se proteger quando a coisa acontecer.
E o jogo seguia equilibrado, 0 a 0 pegado, leal, bom de se ver para quem, como eu, estava de fora, o time deles mais presente dentro do nosso campo, mas sem achar muito espaço para avançar, jogo bem estudado mesmo até que, em uma bola pela lateral que saiu pelo menos meio metro, nossa defesa parou inexplicavelmente e deixou o jogador mais rápido e habilidoso deles sozinho cara a cara com Rumiato. A defesa foi feita, mas a bola sobrou limpa sem goleiro para o mesmo jogador empurrar para o fundo da rede. 1 a 0 para eles.
A partir daí, depois de muito reclamar com a arbitragem, nosso time retomou a boa partida que vinha fazendo. Negão marcava bem o atacante deles, Joabe e Ceará apoiavam muito bem o ataque e não descuidavam na marcação, Vitor e Manu protegiam a defesa e Adriel e Fernandinho puxavam os contra-ataques, que ficavam cada vez mais frequentes. Até que numa bela jogada trabalhada do nosso ataque, Fernandinho quase marcou um golaço, em que a defesa do goleiro deixou a bola em cima da linha para Joabe empurrar para o fundo do gol. O jogo estava empatado.
E o gol fez muito mal para o time deles, que passou a ser dominado pelo nosso. Passamos a tocar a bola com tranquilidade, enquanto o time deles não conseguia jogar. Quando o final do primeiro tempo estava se aproximando, e depois de perdermos dois gols cara a cara com o goleiro, novamente entrou em cena o árbitro, e novamente ficamos parados assistindo ao adversário fazer o gol. Desta vez o lateral era nosso no campo de defesa, mas o árbitro deu para eles que bateram rapidamente o lateral. Enquanto conversávamos com o árbitro, o chute saía rasteiro no canto, e o placar era favorável a eles novamente. 2 a 1.
Para o segundo tempo, nosso time voltou com três alterações, que deixou o time mais lento em campo. E logo no início do segundo tempo, eles abriram 3 a 1 em falha coletiva da defesa, que assistiu ao lateral esquerdo chegar à linha de fundo e depois assistiu ao lateral direito que acompanhava a jogada cabecear sozinho para o gol. Nossa marcação não encontrava os jogadores adversários, e logo o time deles chegou ao quarto gol. Muito parecido com o primeiro, mas desta vez o atacante deles ganhou na velocidade e bateu cruzado. Rumiato defendeu, mas ninguém acompanhava pelo meio e quem vinha de trás somente teve o trabalho para empurrar para o fundo da rede.
A partir daí, com 4 a 1 contra, nosso time ainda tentou buscar o marcador. Fomos valentes e tivemos algumas boas oportunidades para diminuir o placar, embora o adversário tenha perdido outras tantas oportunidades no contra-ataque. No apito final do árbitro, com uns três ou quatro minutos de antecedência, 4 a 1 para o adversário mostrou um placar mais elástico do que o jogo merecia, ainda que eles tenham sido superiores no segundo tempo.
Em resumo, não podemos bobear em jogos apertados como o de sábado passado. O time deles era mais rápido e entrosado, mas nosso time jogou o primeiro tempo em igualdade de condições, sendo melhor na parte final. Os primeiros dois gols deles tiveram a ajuda do árbitro, mas se não tivéssemos parado no lance os gols não teriam saído. Dificilmente teríamos vencido a partida, mas o jogo poderia ter sido muito mais equilibrado. Mas mostramos evolução, na melhor partida das últimas oito que fizemos, na minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode cornetar