sexta-feira, 17 de setembro de 2010

UM ELENCO E MANEIRA DE JOGAR O JOGO


Por Ricardo Martins
Meses atrás, quando a Diretoria do Dieselcar F.C. conversou com o grupo de jogadores e levou a idéia de focarmos para disputar o campeonato da APCEF, contávamos com um elenco que vinha jogando junto desde o começo do ano. 
É claro que com jogos todos os sábados, fazendo chuva ou sol, sabíamos que as ausências em uma ou outra partida seriam "normais" e até certo ponto não prejudicariam o rendimento do time, Além de algumas contusões que afastariam um ou outro jogador de alguns jogos, mas tudo dentro de uma normalidade do futebol. 
O primeiro semestre do time foi com jogos amistosos em que, a cada jogo, o time desenhou o seu melhor esquema, fazendo dos contra-ataques sua melhor arma. A equipe vinha numa crescente, mas entre uma partida e outra, dava aquela pane geral e uma péssima apresentação com derrota fazia o time repensar sobre o futebol do grupo. também tudo dentro do normal. 
Quando decidimos fechar e disputar o campeonato, contávamos com um bom elenco, e quem entrasse durante os jogos teria capacidade e qualidade para manter o padrão do time jogar. 
Quando as incrições começaram, duas baixas já de cara. Os motorzinhos do time, Léo e Wellington, acabaram não fechando e não se inscreveram na competição. Porém, a base estava mantida e ainda conseguimos trazer o habilidoso Fernandinho Cereda que fechou com o grupo. 
Rumiato, preocupado com as baixas e levando sua experiência em conta, tratou logo de fechar com os meias Wagner e Eduardo, tentando de alguma maneira suprir as ausências. Mesmo com características diferentes, o intuito era equilibrar novamente o grupo. 
O mais importante é que a base fora mantida e vindo de uma série de amistosos, os recém chegados iriam se adaptar o mais rápido possível. Além do mais, contávamos com um bom elenco. Desde o goleiro, até o centroavante, a qualidade é boa, e se conseguíssemos impor o jogo, chegaríamos fácil à classificação. 
O torneio começou e com ele o Dieselcar F.C. teve problemas em escalar o mesmo elenco, o que se repete até as últimas rodadas. Assim, a maneira com que o time se comportou dentro da competição não trouxe os resultados esperados. Uma série de derrotas vem acompanhando o time e os resultados vêm abaixo das expectativas. 
Desde a primeira rodada até a última, não conseguimos escalar os mesmos jogadores para entrar em campo. Além das ausências consideradas normais, contusões fazem com que o time a cada jogo entre com uma formação. Só para exemplificar a dificuldade de escalação, o jogador Ricardo Martins, centroavante nato, já jogou de lateral esquerdo e direito, volante e meia, certamente não rendendo o esperado em nenhuma posição. 
Na última partida, mais uma vez entramos "remendados", com as ausências e as improvisações. Tentamos escalar a melhor formação e conseguimos, na base da força de vontade, superação e dedicação, superar as adversidades e fazer uma das melhores atuações dos seis jogos. 
E não vai ser diferente para o jogo de amanhã, às 15h30, na APCEF, contra o Sede Zero. O zagueiro Renato Massaro levou o terceiro cartão amarelo e desfalcará o time, assim como o meia Leandro, que vem fazendo a diferença e teve um desentendimento com o juíz, acabando sendo expulso, e também não joga. 
Pelo menos contamos com a volta do nosso arqueiro Rumiato, que apesar dos gols sofridos, vem fazendo excelentes partidas e também a volta do artilheiro do time e artilheiro do campeonato Dieggo. Anderson Negão já voltou das férias e vai pro jogo amanhã. Além, é claro, dos sempre "guerreiros", e prontos pra qualquer jogo, Alex, Odair, Fernando, Henrique, Rob e Ric.
Já a lesão do meia Wagner o tirará de todo o resto do campeonato. O mais importante, independente de quem estará em campo, é a maneira com que o time jogará o jogo. Se mantivermos a mesma raça e vontade do empate na última rodada, com certeza estaremos no jogo com chances reais de vitória. 
O empenho vai ser o que fará a diferença no jogo de amanhã, tanto individual como coletivamente, e o mesmo empenho vai resultar numa vitória ou em uma derrota, e faltando três rodadas, jogando a classificação, empenho e vontade é o mínimo que precisamos para classificarmos, concordam??

Um comentário:

  1. Só uma correção, o Eduardo justificou sim sua ausência no último jogo.
    Desde que ele fechou com o grupo, já tinha avisado do compromisso no sábado 11/09.
    Alex.

    ResponderExcluir

Pode cornetar