terça-feira, 30 de novembro de 2010

12 x 11

"O jogo acaba só quando empata (aos 57min do 2ºtempo)"

Por Ricardo Martins
Sábado fomos à AFML sabendo das dficuldades de enfrentar um bom adversário, acostumado a vencer em sua casa e com um jogador a mais - o cara que apita.
Mas a igualdade no placar não se deu por conta só dá má intenção do árbitro durante a segunda etapa. Também jogamos debaixo de um fortíssimo calor, com o elenco em 14 jogadores e, acima de tudo, contra um adversário bem organizado e acostumado às dimensões do campo.
E, já na preleção, armamos a equipe de maneira que conseguíssemos rodar a bola e sair no contrataques. Apostando na forte marcação do nosso setor defensivo, liderado por Renato e Negão, apostávamos também na ligação meio-ataque (com Ceará e Vini), colocando os meias e atacantes para surpreender o time adversário.
Tinhamos também como tática jogar com a bola no chão, confiando na habilidade e poder de definição do meia Lê, que junto com Fernando e suas arrancadas iriam jogar na armação e na diminuição dos espaços de meio-campo.
Com a bola rolando, o esquema definido para a partida deu certo. Conseguimos neutralizar grande parte dos ataques adversários, cortávamos os passes e as bolas alçadas para os atacantes, dominamos a meiuca e conforme o jogo ia passando, deixavámos a bola em nossa posse, tocando e fazendo o jogo rodar.
E num desses contrataques com toques rápidos, Fernandinho foi à linha de fundo e cruzou na medida para Ric fazer de cabeça o primeiro gol do jogo. Era o 1x0 no placar que deixava o jogo ainda mais como queríamos, pois, com o time deles vindo para cima, aumentava os espaçoes e tínhamos a possibilidade de explorar ainda mais os contrataques.
O ritmo da partida deu uma diminuída naturalmente, pois o calor que fazia às 16h era impressionante. Odair e Henrique fizeram um bom primeiro tempo e, lá atrás, dando muita segurança e passando confiança, Rumiato não teve problemas em garantir o placar a nosso lado.
Veio o segundo tempo e entramos com a mesma tática. Tínhamos três possibilidades de mudanças e as fizemos. Alex, Marquinho e Carlos Alexandre, que chegaram atrasados, entraram para manter o ritmo do jogo e ganhar a partida.
Ao mesmo tempo, sofríamos muita pressão por parte do adversário. Foi quando também a arbitragem começou a deixar por desejar. E não demorou muito para sair o gol de empate. Numa troca de passes rápidos, pegando nossa defesa meio desprevenida, os caras empataram o jogo.
Só que no mesmo instante, nem cinco minutos depois, Fernando, Ric e Leandro fizeram uma bonita jogada com trocas de passes que resultou na bela conclusão do meia Lê, abrindo novamente 2x1 no placar. 
Foi aí que começou a vantagem numérica do adversário. Apesar de não precisar, pelo futebol que vinha apresentando, o "juizão" entrou em cena e fez o que queria, além de marcar muitos impedimentos inexistentes contra nós e não apitar algumas faltas, deixou o jogo rolar até os 57 minutos do 2º tempo, quando, de tanta pressão, tomamos o gol de empate.
Reiniciada a partida, só deu tempo de escutar o árbitro encerrar o jogo decretando o 2x2 no placar. Apesar disso, quando o placar estava 2x1 para nós, tivemos chances claras de matar o jogo e definir a partida. Foram pelo menos quatro oportunidades claras de gols, desperdiçadas pelos nossos atacantes. Entre uma bola na trave, uma falta que passou tirando tinta do travessão e um inacreditável contrataque quatro contra um que perdemos a bola.
Quem não faz, leva!! De certa maneira foi um empate positivo, o time novamente demonstrou vontade de vencer o jogo, jogou com outra disposição, jogou com pegada que vinha faltando nos últimos jogos, mudando a maneira de jogar. Esse novo (velho) elenco vem se entrosando, vem demonstrando que as derrotas vão custar caro, isso quando elas vierem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode cornetar