quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ALGUMAS PONDERAÇÕES

ALEX CEREDA
Sempre vendo um lado positivo no time, mesmo nas derrotas

Por Alex Cereda
Sábado jogamos contra um time superior ao nosso. Superior na parte técnica, tática e física. Jogamos contra um time que joga junto há muito tempo, disputa um campeonato forte e chega na fase final todo ano. Um time que joga praticamente da mesma forma o jogo inteiro.
Perder sábado não foi o problema. O favoritismo era do adversário, por tudo o que foi dito no parágrafo anterior. O problema, na verdade, foi o de sempre. O jogo foi equilibrado durante todo o primeiro tempo. Tão equilibrado que acabou empatado, ainda que o adversário tenha conseguido chegar com mais perigo ao nosso gol. Marcamos razoavelmente bem, os laterais coordenaram as descidas, e o time quase sempre tinha mais jogadores do que adversários atrás da linha da bola. As maiores falhas foram no momento de acompanhar os adversários que vinham de trás para o ataque.
No segundo tempo, nosso time até era superior ao adversário quando levou um gol num contraataque. Sinceramente não me lembro como foi a jogada, só me recordo de que a bola era nossa e de repente a bola estava dentro do nosso próprio gol.
Pronto, aí o problema de sempre começou. Após o gol, nosso time ficou "louco". Queria resolver tudo de uma hora para outra. A paciência acabou, paramos de tentar tocar a bola, olhamos só para frente, esquecendo que o jogo também se joga para trás.
E sempre que isso acontece, as coisas desandam, como de fato desandaram. Logo o jogo estava 4 a 1 para o adversário e a vaca tinha ido para o brejo. E o mais curioso é que depois de levar o quarto gol e praticamente ficar sem chances na partida, nosso time passou a fazer o mesmo jogo do primeiro tempo e do começo do segundo, e o time novamente entrou no jogo.
Então, acho que fica claro que sem a valorização da posse de bola, nosso time vai sofrer sempre. Se não jogarmos coletivamente, se não marcarmos coletivamente, se não ouvirmos os companheiros, as derrotas serão mais constantes. Ao contrário, se todos se dedicarem como em boa parte do jogo contra a Corol, nosso time vai triunfar na maioria dos duelos. É uma questão de escolha. A primeira é mais cômoda, jogar sem resposabilidade, "cada um por si", mas o resultado é negativo na maioria das vezes. A segunda, mais complicada, mas com uma boa recompensa.
Cabe a nós escolhermos o caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode cornetar