segunda-feira, 9 de maio de 2011

DE CABEÇA ERGUIDA



Por Alex Cereda

Quem foi embora da APCEF quando o relógio marcava 17h25, deve ter ficado com a sensação de que o Dieselcar F.C. certamente seria goleado pelo Saidera F.C., no jogo que valia a segunda colocação na classificação do campeonato. Afinal, naquela hora eram jogados dez minutos de jogo e até então somente uma equipe jogava no campo A da APCEF, a equipe deles. Enquanto isso, inexplicavelmente nossa equipe se juntava àqueles que estavam na arquibancada e assistia ao jogo, um verdadeiro passeio até então.
Mas, e sempre existe um mas, uma hora nosso time despertaria para o jogo. E isso aconteceu, exatamente aos vinte minutos do primeiro tempo. Depois de dez minutos assimilando o golpe sofrido, nosso time começou a colocar a bola no chão e a jogar o nosso futebol. E durante quarenta minutos, fizemos nossa melhor atuação no campeonato, dominando completamente a partida, buscando o gol o tempo todo, levando poucos sustos, mesmo enfrentando uma equipe muito bem armada, que não à toa é vice-líder do campeonato e possui a melhor defesa da competição.
Sinceramente, até agora não consegui compreender o que ocorreu com o time nos primeiros dez ou quinze minutos de jogo. Na verdade, nosso time começou a equilibrar o jogo na metade do primeiro tempo, e nessa hora o jogo poderia estar quatro ou cinco a zero para o adversário. Foi quase uma repetição do que ocorreu entre os quinze e os vinte e cinco minutos do segundo tempo do jogo contra o Vinícius Team/Baden, quando nosso time também levou três gols em dez minutos.
Agora, é preciso exaltar aqui nosso poder de reação. Fosse em outros tempos a vaca tinha ido para o brejo no momento em que o adversário fez o terceiro gol. Mas não, nosso time procurou meios para reagir na partida, e com inteligência e muita vontade foi buscar o resultado. Ainda que não tenha conseguido o empate, que na minha visão era merecido pela forma como o jogo acabou se desenvolvendo, nosso time mostrou um volume de jogo muito bom, dominando as ações durante todo o segundo tempo.
Apesar da derrota, o futebol apresentado foi muito superior ao que apresentamos na vitória contra o Predadores na semana anterior. Mas a qualidade do adversário, o fato de o goleiro adversário ter sido o melhor em campo, e a ansiedade demonstrada na busca do empate impediram que o Dieselcar F.C. saísse com um resultado melhor de campo.
A hora agora é de manter a cabeça erguida, detectar os erros cometidos para não cometê-los novamente, ver o que foi feito corretamente no jogo para voltar a fazê-los nas partidas posteriores, enfim, usar o que aconteceu na partida do último sábado em favor do crescimento do time. Porque o time teve o pior começo de jogo do ano e o melhor jogo do campeonato após os vinte minutos do primeiro tempo.
E em um campeonato equilibrado, uma vitória não pode subir a cabeça e uma derrota não pode abalar o que foi feito até agora. Sábado que vem já teremos mais uma partida decisiva, e uma vitória contra o Amigos do Samba definirá a classificação do time à próxima fase. É hora de manter a cabeça erguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode cornetar