terça-feira, 7 de junho de 2011

EM BUSCA DO PRÓXIMO OBJETIVO



Por Alex Cereda

Como bem lembrado pelo Rumiato antes do último jogo da fase de classificação, ao final da nona rodada do último campeonato da APCEF, disputado no segundo semestre do ano passado, o Dieselcar F.C. deixava a competição de forma lamentável. Sem conseguir vencer seu último jogo, contra um adversário que jogava com um jogador a menos, dava adeus à oportunidade de disputar o mata-mata da competição.  
O tempo passou e a diretoria aprendeu um pouco com os erros cometidos durante a competição.Passou-se então a planejar o ano de 2011, tendo como objetivo a participação no campeonato da APCEF no primeiro semestre. A falta de jogadores de marcação foi solucionada com a vinda de quatro jogadores para o setor, mais dois jogadores para ajudar na armação, e o time foi se ajeitando.
Amistosos de bom nível técnico foram agendados, o time se portou bem na maioria deles, embora tenha faltado um maior entrosamento entre aqueles que chegaram ao time, em razão de compromissos particulares. E, com o início da competição, foi traçado o primeiro objetivo, que era a classificação para a segunda fase da competição.
Antes da partida final da fase de classificação, nosso objetivo já tinha sido alcançado. Poderia ter sido alcançado com mais tranquilidade, é claro, mas poderia também não ser alcançado. O equilíbrio do campeonato é tanto, que até a última rodada ninguém estava eliminado do campeonato e todas as posições estavam indefinidas.
A derrota para o melhor time da primeira fase para mim foi o jogo que mais pode nos ensinar para os próximos confrontos. Primeiro porque, na minha opinião, o placar não refletiu o que foi o jogo. Foi muito mais largo do que deveria. Muito em função, inclusive, da nossa chegada praticamente classificados ao jogo final, sobretudo porque pelo menos dois jogadores que não estiveram presentes certamente estariam se o jogo fosse decisivo, ainda que contundidos.
Nosso primeiro tempo foi muito bom. Soubemos neutralizar os pontos fortes do adversário, tivemos muita consciência com a bola nos pés, não nos afobamos na saída de bola, a transição entre a defesa e o ataque foi feita com muita tranquilidade, como há muito não se via. Ainda que a bola tenha ficado pouco em nossos pés, quando ficou nosso time soube valorizá-la. O empate em dois gols foi justo pelo que os dois times apresentaram, e com um pouquinho mais de perna no final teríamos saído com a vantagem. 
Já nosso segundo tempo foi muito, muito ruim mesmo. Primeiro porque o gás acabou. E se o gás acaba, manda a cartilha do futebol que se cadencie o jogo, que se busque a valorização da posse de bola, e isso não aconteceu . Sofremos o terceiro gol e saímos, logicamente, em busca do empate, ainda que de forma desorganizada. 
Quando tivemos a possibilidade de empatar, veio a ducha de água fria e o quarto gol adversário acabou de vez com nosso time. Aí nosso time se achou no direito de assistir ao adversário jogar, e a goleada, que seria injusta pelo que jogamos até a metade do segundo tempo, tomou corpo com mais três gols com extrema facilidade do adversário.
As lições que devemos levar para os próximos jogos são visíveis. Quando queremos atacar desorganizadamente, é quase certo que o contra ataque sofrido será mortal. Quando valorizamos a posse de bola e buscamos fazer nosso jogo, as coisas acontecem com mais naturalidade e nossas possibilidades dentro da partida aumentam. 
A união que não se viu na segunda parte do jogo de sábado será fundamental para nosso sucesso, seja jogando o campeonato, seja em qualquer outra ocasião. Se não jogarmos e pensarmos como um grupo, como um time, nossas chances vão diminuir muito. Classificação alcançada, era hora de nosso time estar comemorando, mas o que se viu foi um grupo cabisbaixo. Esta é a principal lição deixada pela partida de sábado.

Um comentário:

  1. Nesta semana concordo plenamente com a avaliação do Alex. De qualquer modo, sabadão tem mais um bom jogo a disputar. Na minha opinião o Saidera é franco favorito para a disputa, pois tem um elenco fechado, motivado, bons destaques individuais, além de ser um time mais consitente na forma de jogar. Também nos pesa o retrospecto negativo, mas, de qualquer forma, estamos jogando futebol e sempre existe uma chance.
    Ainda que a classificação não venha, como também disse o Alex, acho que tivemos uma evolução como time neste campeontato. Certamente faremos algumas reformulações e contratações para o próximo campeonato, onde, quem sabe, poderemos nos firmar.
    Noto também que todos os times vieram mais fortes para o certame atual, então, nossa única obrigação é fazer uma disputa equilibrada e honrada com a boa equipe do Saidera, que quem, aliás, estamos firmado uma saudável rivalidade. Pena é claro que não temos sido felizes nos jogos de campeonato.
    Boa semana a todos, melhoras para o Ric, e sabadão estaremos lá.
    Por fim, sexta-feira(10/06) é meu aniversário, e eu ficaria muito feliz com um resultado positivo no sábado!!!
    Fernando Rumiato

    ResponderExcluir

Pode cornetar