sexta-feira, 15 de março de 2013

QUEM NÃO MATA, EMPATA

POR ALEX CEREDA

Pois é, depois de perder uns quinze gols no jogo contra o Vitarella, o Dieselcar F.C. foi à Associação dos Funcionários Municipais de Cambé enfrentar a equipe do Elenco, no último amistoso preparatório para a 3ª Copa Amizade Jovem Pan, que começa amanhã, sábado, em Cambé.
Ao contrário do jogo anterior, o time adversário era muito bem armado e tinha jogadores habilidosos, fazendo um jogo duro contra nossa equipe, que fez uma das melhores partidas neste ano de 2013. O jogo começou bastante estudado, prevalecendo o toque de bola e  pouca busca pelo gol. Mas a partir do décimo minuto de jogo as equipes passaram a buscar mais o ataque, enquanto que tecnicamente as duas equipes agradavam pelo bom futebol apresentado.
No entanto, enquanto o time deles valorizava mais a posse de bola, nosso time buscava mais as ações ofensivas, ainda que forçando a jogada algumas vezes. Mas as oportunidades de gol começaram a surgir, mais para nós do que para eles, e o jogo ficava cada vez mais animado. Até que saiu nosso primeiro gol, numa jogada toda construída pelo nosso ataque e concluída por Emerson. Parecia que as coisas ficariam mais tranquilas para nosso time, mas o que se viu foi uma reação rápida do time adversário, que não só empatou a partida como chegou ao intervalo vencendo por dois a um, depois de nosso time perder algumas oportunidades de empatar. Primeiro tempo muito equilibrado. Nosso time até tentou ditar o ritmo do jogo, mas encontrou uma equipe que joga coletivamente muito bem e tem jogadores capazes de realizar jogadas rápidas. Chegaram menos ao nosso gol, mas foram mais competentes na hora de colocar a bola para dentro.
No segundo tempo a equipe veio modificada. Alex no lugar de Joabe, Paulo no lugar de Manu e Fernandinho no lugar de Emerson. E o time melhorou a saída de bola e passou a valorizá-la, sem pressa de sair para o jogo. E na base do toque de bola nosso time controlou o início do segundo tempo, sem pressa de buscar o resultado. E o empate veio em uma bela troca de passes no meio de campo, que terminou num chute indefensável de Paulo. 
Após o empate, nosso time continuou jogando da mesma forma, buscando o gol sem afobação, mas sempre criando boas oportunidades de virar o jogo. Até que em uma delas Ric deixou Fernandinho na cara do goleiro, que viu nosso atacante mandar uma pancada para o fundo das redes. Era a virada, merecida, do Dieselcar F.C., que a esta altura do jogo era muito superior ao adversário, que pouco chegava.
A partir do terceiro gol, nosso time passou a ter o contra-ataque à disposição. Mas aí voltamos a ver o mesmo filme do jogo anterior, ainda que em menor proporção. Várias oportunidades de gols foram perdidas, poderíamos ter matado o jogo e não o fizemos. Ainda perdemos Adriel, que, por conta do atraso no início da partida, teve que deixar o jogo por conta de compromisso particular, e Renato, com uma torção no joelho.
A equipe se segurou bem no final da partida, Sapo fez duas boas intervenções, e o time, mesmo cansado, parava o adversário como podia. Nesta altura do jogo, Ceará já jogava no sacrifício e o time praticamente só se defendia. Até que, já nos acréscimos do tempo regulamentar, um chute de média distância impediu mais uma vitória do Dieselcar F.C., um resultado que nosso time não merecia pela boa partida que fez, ainda que viesse a premiar a equipe do Elenco, que lutou até o final para buscar a igualdade.
Por fim, esta partida mostrou que nosso time vem jogando a cada jogo melhor. O entrosamento dentro de campo melhora a cada jogo e, finalmente, temos peças de reposição que não deixam o time cair de produção. Ainda precisamos sentir mais o jogo, saber a melhor hora de acelerar e a melhor hora de cadenciar o jogo, mas isso virá com o tempo. Para a estréia no campeonato, precisamos ter em mente que o jogo coletivo ainda é a melhor alternativa para nosso time. Aos poucos estamos construindo isso, o jogo coletivo, e tenho muita confiança em realizar uma boa competição em Cambé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode cornetar